Para explorar os encantos escondidos e os mistérios enterrados em vilarejos e castelos da Estônia, Letônia e Lituânia!
Serviços incluídos:
Pacote a partir de EUR 2.432,0
Roteiro proposto
DIA 01 – Oslo | Estocolmo
Traslado de chegada do aeroporto para o hotel. Encontro com o guia acompanhante da viagem às 19h na recepção do hotel. Restante da noite livre.
DIA 02 – Estocolmo
Na parte da manhã, visita panorâmica guiada a Estocolmo! A cidade é uma das mais bonitas da Escandinávia, graças à sua geografia e seus imponentes monumentos carregados de história. Visitaremos a parte antiga da cidade, chamada de Gamla Stan, com suas pequenas praças, ruelas e edifícios coloridos. Contemplaremos o exterior do Palácio Real, a Catedral, o Parlamento e a Casa dos Nobres. Tarde livre para conhecer esta maravilhosa cidade, conhecida como "Rainha das Águas", ou realizar um passeio opcional à prefeitura de Estocolmo e ao museu do navio de guerra Vasa que naufragou durante sua viagem inaugural no séc. XVII. Este é um dos museus mais visitados na Escandinávia.
DIA 03 – Estocolmo | Helsinque
Manhã livre para nos despedirmos da capital da Suécia. À tarde, traslado para o porto para fazer o cruzeiro noturno Tallink com destino a Helsinque. Durante a travessia, poderemos apreciar a beleza das paisagens do arquipélago sueco que conta com mais de 24.000 ilhas. Os clientes deverão preparar uma bolsa de mão para o pernoite no navio, pois não terão acesso às bagagens durante a viagem. Jantar a bordo com bebidas incluídas ad libitum e hospedagem em cabines exteriores.
DIA 04 – Helsinque
Chegada a Helsinque na parte da manhã e visita guiada à capital da Finlândia, também conhecida como "A Cidade Branca do Norte". Essa capital é a porta de entrada para um dos países com o índice de desenvolvimento humano mais altos do mundo! Durante a visita, passaremos pela Catedral Ortodoxa de Uspenski, a Praça do Senado, a igreja luterana Tempeliaukkio, uma igreja luterana caracterizada por ter sido escavada em uma grande rocha com uma cúpula em forma de um gigantesco espiral com fios de cobre (entrada incluída, o parque com o monumento a Sibelius, o mercado do porto e a rua Esplanadi). Tarde livre, poderemos passear pela rua de pedestre Esplanadi e visitar muitas lojinhas e cafés ou simplesmente relaxar no hotel.
DIA 05 – Helsinque | Tallinn
Chegada e visita, com guia local, à capital da Estônia, esta encantadora cidade medieval onde se encontram o Castelo de Toompea, a Catedral de Alexander Nevsky, a cúpula da Igreja, a praça do Mirador e a praça da prefeitura. Tarde livre para explorar a cidade medieval, as lojinhas de design local, os encantadores cafés e ótimos restaurantes!
DIA 06 – Tallinn
Pela manhã, visita, com entrada incluída, ao Museu ao Ar Livre da Estônia, localizado na cidade Rocca al Mare, a 8km de Tallinn. Este museu é uma reconstrução em tamanho real de uma vila rural/pescadora dos séculos XVIII e XIX, que inclui igreja, taverna, escola, vários moinhos, corpo de bombeiros, doze currais e, além disso, um edifício de apartamentos soviéticos kolkhoz do século XX recém-inaugurado e uma Casa dos cravos, moderna casa de madeira pré-fabricada de 2019. O local abrange 72 hectares (180 acres) de terra. Após a visita, regressaremos a Tallinn. Tarde livre ou possibilidade de passeio opcional.
DIA 07 – Tallinn | Sigulda | Riga
Pela manhã, saída em ônibus para Riga, capital da Letônia. No caminho, faremos uma parada em Sigulda, que está localizada no extremo leste da região de Riga. Situada no pitoresco vale do Rio Gauja, com as suas margens íngremes e falésias, Sigulda tornou-se conhecida como a "Suíça da Letônia". Após almoço livre, visitaremos o Castelo de Turaida, um dos castelos medievais mais antigos da Letônia. O castelo está localizado na margem direita do rio Gauja, foi construído em 1214 e é considerado o castelo medieval mais bem preservado do Báltico. Este monumento arqueológico e arquitetônico fica localizado dentro do Parque Nacional de Gauja. A nossa visita será acompanhada por um guia local do castelo e durará 1h. Teremos algum tempo livre para explorarmos as redondezas do castelo. No final da visita, continuaremos a nossa viagem em direção a Riga, onde chegaremos ao final da tarde.
DIA 08 – Riga
Iniciaremos o dia com uma visita panorâmica da cidade de Riga. A capital da Letônia foi fundada em 1201 pelo bispo alemão Alberto e, atualmente, é a maior das três capitais Bálticas. Riga foi um importante centro comercial no séc. XIII, parte da liga hanseática alemã. Conhecida como a "Paris dos Países Bálticos", a cidade destaca-se pela beleza do seu centro histórico! Na capital báltica, poderemos observar o estilo gótico, renascentista, barroco, clássico, art nouveau e várias estruturas medievais. O passeio nos levará pelos mais importantes pontos turísticos, o centro antigo onde fica o Castelo de Riga, atualmente residência presidencial, a Catedral Luterana da Cúpula com entrada incluída, a Igreja de São Pedro, o Portão Sueco, construído em 1698 durante o governo sueco e as famosas fachadas modernistas feitas por Eisenstein, a igreja de San Pedro, o monumento aos músicos de Bremen, os edifícios chamados os Três Irmãos Branco, Médio e Verde), as casas dos Grêmios e a Estátua da Liberdade, símbolo nacional da Letônia. Tarde livre para passear pela bonita cidade, suas lindas ruelas, acolhedoras pracetas e recantos idílicos!
DIA 09 – Riga | Colina das Cruzes | Palácio de Rundale | Vilnius
Saída pela manhã em ônibus para Vilnius, capital da Lituânia. No caminho, visitaremos o maravilhoso palácio de Rundale, antiga residência de verão dos Duques da Curlândia. Construído na primeira metade do século XVIII pelo arquiteto italiano Francesco Bartolomeo Rastrelli, que também projetou o Palácio de Inverno dos Czares em São Petersburgo, foi seriamente danificado durante várias guerras que assolaram o país. Hoje em dia, completamente renovado, este palácio é maravilhoso, os seus salões e salas estão adornados com grandes candelabros de cristal, paredes forradas de seda, preciosas molduras de estuque, esculturas, enormes lareiras, salas de espelhos e diversas obras de arte. Destacam-se os frescos dos artistas italianos Francesco Martini e Carlo Zucci, de singular beleza, a Sala Dourada, a Sala Branca, a Sala das Porcelanas, a magnífica coleção de figuras de porcelana de diversos estilos, e o camarim da Duquesa. Visitaremos também os suntuosos jardins, em estilo francês. Após almoço livre na área de Šiauliai, continuaremos até a enigmática Colina das Cruzes, um local de peregrinação cuja origem é incerta. Acredita-se que as primeiras cruzes foram colocadas no antigo forte da colina Jurgaičiai ou Domantai após a Revolta de 1831. Ao longo do tempo, cruzes, crucifixos, estátuas da Virgem Maria, esculturas de patriotas lituanos e milhares de pequenas efígies e rosários foram colocados aqui por peregrinos católicos. O número exato de cruzes é desconhecido, mas em 2006 estimou-se cerca de 100.000! Esse local é muito importante para os católicos na Lituânia. Ao final dessa visita, continuação da viagem para o nosso destino final: Vilnius. Chegada a Vilnius no final do dia.
DIA 10 – Vilnius
Iniciamos o dia com a visita ao Castelo de Trakai. Este castelo construído no século XIV foi residência dos Grão- Duques da Lituânia. Localizado em uma ilha no lago Galve, um dos mais profundos da Lituânia, parece retirado de um conto de fadas. Visitaremos o museu dentro do castelo para explorar as exposições dos Grão-Duques da Lituânia, vários achados e artefatos arqueológicos, bem como uma coleção de arte. Após essa visita, voltaremos a Vilnius, onde teremos algum tempo livre para almoço. No início da tarde, faremos o passeio panorâmico da cidade. Vilnius está localizada na parte mais sudeste da Lituânia e é a maior cidade do país. Foi a capital histórica da Lituânia na Idade Média e tornou-se a capital da Lituânia independente em 1990. A cidade é atravessada pelo rio Neris. Neste passeio, apreciaremos os principais pontos turísticos de Vilnius, nomeadamente, a prefeitura, a universidade, o palácio presidencial, a catedral, a Igreja de Santa Ana e a Igreja de S. Pedro e S. Paulo. Faremos uma parada para vermos o Portão do Amanhecer - este portão construído entre 1503 e 1522 como parte da muralha da cidade em torno de Vilnius, capital do Grão-Ducado da Lituânia. No final do século XVIII, com a divisão da Polônia, a Lituânia passou a fazer parte da Rússia, e as autoridades russas ordenaram a demolição dos portões da cidade, exceto o Portão do Amanhecer. Passaremos também por Uzupis, que significa “do outro lado do rio” - em 1997, alguns moradores fizeram um evento de arte onde proclamaram o bairro de Užupis como uma "república separatista". Tem sua própria constituição, presidente, governo, moeda e quatro bandeiras, uma para cada estação do ano. O passeio terminará por volta das 17h, portanto teremos ainda tempo para passear pela cidade, conhecer a Rua Gediminas, cheia de lojas, cafés e restaurantes ou simplesmente relaxar no nosso lindo hotel!
DIA 11 – Vilnius
No final do nosso tour, traslado até o aeroporto para tomar seu voo de retorno ao Brasil!
Ficou com alguma dúvida ou quer agendar sua reserva? Consulte nossa equipe de vendas e verifique disponibilidade!